Trabalhar com esse tema é muito legal. Segue um roteiro de atividades em torno desse tema. Todo conteúdo em Ensino Religioso, isso eu aprendi no curso de Capacitação que eu fiz, sob a coordenação da professora Zélia, representante de Campina Grande junto à comissão estadual de Ensino Religioso, deve iniciar partindo do dia-a-dia do educando.
*Pede-se para que pesquisem no dicionário o significado da palavra símbolo
*Faz um levantamento de alguns símbolos comuns, no dia-a-dia dos alunos, sem diferenciar simbolo religioso de outros simbolos.Pede-se para que eles desenhem diferentes símbolos (ex: escudo de time, bandeiras, logo-marcas,etc)
*Faz-se a socialização. Espontaneamente, cada um mostra o que desenhou e explica o significado do desenho.
*A professora conduz a aula mostrando a diferença de um símbolo sagrado para um símbolo comum: Qual a diferença? Qual a importância dos símbolos para as religiões? Pra que servem?
*É importante ter um pequeno texto sobre esse assunto para fixar o conteúdo e aplicar atividades.
* Pede-se aos alunos que pesquisem diferentes símbolos com seus significados em diferentes religiões.
* Socialização da pesquisa.
* Exposição dos principais símbolos sagrados nas principais religiões. (pode ser em retroprojetor, cartaz , algum recurso visual que facilite a compreensão)
* Enfase à questão do valor do símbolo em um contexto cultural e à necessidade de respeitar os símbolos de outras religiões. Falar da Profanação e Sacralização dos símbolos.
*Atividade escrita para relacionar símbolos à religião e alguns questionamentos.
* Concluir com o bingo dos símbolos sagrados e a criação de uma símbolo para a turma ou para si mesmo.
Trabalhei dessa maneira e fiquei satisfeita com o resultado. Relato a experiência para ajudar meus colegas de alguma maneira. Pra fazer melhor ou pra não fazer..rsrs!
Um abraço!!
*Pede-se para que pesquisem no dicionário o significado da palavra símbolo
*Faz um levantamento de alguns símbolos comuns, no dia-a-dia dos alunos, sem diferenciar simbolo religioso de outros simbolos.Pede-se para que eles desenhem diferentes símbolos (ex: escudo de time, bandeiras, logo-marcas,etc)
*Faz-se a socialização. Espontaneamente, cada um mostra o que desenhou e explica o significado do desenho.
*A professora conduz a aula mostrando a diferença de um símbolo sagrado para um símbolo comum: Qual a diferença? Qual a importância dos símbolos para as religiões? Pra que servem?
*É importante ter um pequeno texto sobre esse assunto para fixar o conteúdo e aplicar atividades.
* Pede-se aos alunos que pesquisem diferentes símbolos com seus significados em diferentes religiões.
* Socialização da pesquisa.
* Exposição dos principais símbolos sagrados nas principais religiões. (pode ser em retroprojetor, cartaz , algum recurso visual que facilite a compreensão)
* Enfase à questão do valor do símbolo em um contexto cultural e à necessidade de respeitar os símbolos de outras religiões. Falar da Profanação e Sacralização dos símbolos.
*Atividade escrita para relacionar símbolos à religião e alguns questionamentos.
* Concluir com o bingo dos símbolos sagrados e a criação de uma símbolo para a turma ou para si mesmo.
Trabalhei dessa maneira e fiquei satisfeita com o resultado. Relato a experiência para ajudar meus colegas de alguma maneira. Pra fazer melhor ou pra não fazer..rsrs!
Um abraço!!
3 comentários:
ACHEI MUITO BOM... CONTUDO DEVIDO A MINHA VONTADE EM ABSORVER MAIS DO ASSUNTO ACHEI MUITO RESUMIDO. SOU ESTUDANTE DE TEOLOGIA E TENHO INTERESSE EM ME TORNAR UM PROFESSOR DE RELIGIÃO, SERÁ QUE VC PODERIA ME DÁ UMAS DICAS, ESTOU NO 5º SEMESTRE. FICAREI MUITO GRATO SE MANTIVESSEMOS CONTATO.
UZIEL MIRANDA, SALVADOR - BAHIA
Gostei muito, esse está sendo o meu primeiro ano como professora e preciso aprender muito ainda...
depois de procurar material sobre simbolos e tradições religiosas, o seu foi o que mais gostei...
Oi amiga, encontrei hoje seu blog, adorei pode subsidiar muitos educadores de Ensino Religioso e principalmente a nós da 3ª região de ensino. Um grande abraço e continue assim.
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