Olá pessoal, estamos na Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é Fraternidade e Segurança Pública e o Lema é "A paz é fruto da justiça". É um tema que dá margem para se debater sobre diversos subtemas. Na escola em que trabalho, achamos melhor dar enfoques específicos na questão do Consumismo, Pedofilia e Bullying porque consideramos estarem estes mais próximos do contexto de nossa comunidade. Selecionamos alguns textos para serem abordados como ponto de partida de uma reflexão em torno de cada assunto. Junto aos meus colegas preparamos uma programação para culminar os momentos de reflexão em torno desse tema.
SUGESTÕES DE TEXTOS PARA SE TRABALHAR EM SALA DE AULA
A arte de ser feliz (Cecília Meireles)
Houve um tempo em que minha janela se abria sobre uma cidade que parecia ser feita de giz. Perto da janela havia um pequeno jardim quase seco. Era uma época de estiagem, de terra esfarelada,e o jardim parecia morto. Mas todas as manhãs vinha um pobre com um balde, e, em silêncio, ia atirando com a mão umas gotas de água sobre as plantas. Não era uma rega: era uma espécie de aspersão ritual, para que o jardim não morresse. E eu olhava para as plantas, para o homem, para as gotas de água que caíam de seus dedos magrose meu coração ficava completamente feliz. Às vezes abro a janela e encontro o jasmineiro em flor. Outras vezes encontro nuvens espessas.Avisto crianças que vão para a escola. Pardais que pulam pelo muro. Gatos que abrem e fecham os olhos, sonhando com pardais. Borboletas brancas, duas a duas, como refletidas no espelho do ar. Marimbondos que sempre me parecem personagens de Lope de Vega. Ás vezes, um galo canta. Às vezes, um avião passa. Tudo está certo, no seu lugar, cumprindo o seu destino.E eu me sinto completamente feliz. Mas, quando falo dessas pequenas felicidades certas, que estão diante de cada janela, uns dizem que essas coisas não existem, outros que só existem diante das minhas janelas, e outros, finalmente, que é preciso aprender a olhar, para poder vê-las assim.
******************************************
Pedofilia (NOTÍCIA)
Nos últimos dias, a pedofilia tem sido um dos temas bastante discutido em razão do aumento do número de casos deste tipo. A pedofilia é juridicamente traduzida como crime de estupro ou atentado violento ao pudor, com pena de reclusão de 6 a 10 anos, sendo considerado crime hediondo (código penal, art. 213 e 214) , de acordo com o ECA a pena ainda deverá ser acrescida um terço quando praticada em menores de 14 anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n.º 8.069/90) estabelece em seu artigo 241º como crime fotografar ou publicar cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente.Criança, segundo o ECA é a pessoa com até doze anos de idade e adolescente é a pessoa entre doze e dezoito anos de idade (art. 1º, do ECA). Em abril de 2008, o presidente da Organização Não Governamento (ONG) Safernet Brasil, Thiago Tavares de Oliveira, revelou em depoimento a CPI da Pedofilia que a maior parte das crianças com acesso à Internet estão facilmente sujeitas à abordagem de pedófilos. Segundo dados revelados pela organização, mais de 60% delas usam o MSN e o Orkut.De acordo com relatório da entidade, que recebe denúncias de crimes na Internet, de cada cinco usuários brasileiros da Internet, quatro têm Orkut (site de relacionamento). "Ele (Orkut) é o paraíso dos crimes da web", afirmou Tavares, acrescentando que dos cerca de 13 mil sites de pedofilia da Internet, mais de 80% estão no Orkut. 10/02/2009 (fonte.www.paraiba1.com.br )
********************************************
Consumismo entre crianças: a culpa é mesmo da propaganda?
Por: Waldeli Azevedo27/06/06 - 13h09 InfoMoney
SÃO PAULO - O consumo entre crianças e adolescentes é cada vez maior, e isso é um fato. Mesmo para os que não vivem de perto essa realidade, fica fácil perceber nas ruas o comportamento desse público sempre muito exigente. Donos dos celulares mais modernos, tênis, calças e bolsas da moda, games, i-pod e outros itens, esses pequenos consumidores são grandes na decisão: sabem mesmo o que querem.Se o fato é motivo de preocupação para pais e educadores, é comemorado pela indústria da publicidade que, a cada ano, investe mais nesse público. Estimativas dão conta de que, mundialmente, o faturamento desse setor, apenas nesse segmento, fica em torno de US$ 15 bilhões por ano.Culpa é da propaganda?Muito se discute, em casos como esse, de quem seria a culpa. Programas de TV, celebridades e outros recursos entram na fila encabeçada, sem dúvida, pela publicidade. Mas, será que ela é a única culpada?Que os meios de comunicação entram na nossa vida quase sem pedir licença, todo mundo concorda, por fazerem parte do cotidiano, estarem disponíveis em diversas tecnologias. A informação está presente o tempo todo e, como tudo na vida, isso é bom de um lado, ruim de outro...Sem você perceber, sua filha acaba usando a bolsa da cantora de axé, a gravata da mocinha da novela e a sandália da apresentadora de TV. Efeito da publicidade?Tudo sob controleO ponto é: a propaganda existe e está aí para divulgar produtos e idéias. Agora, o poder de decisão é seu, e não dela. Neste caso, vale ficar atento à educação dessas crianças e adolescentes, para que aprendam o que pode ou não ser adquirido.Não: essa é uma palavra que precisa fazer parte do vocabulário. Não à toa, mas com coerência, com motivos razoáveis. Não se trata de desabafar com seu filho sobre seus problemas financeiros, quando ele vier lhe pedir um tênis novo, mas de ensiná-lo alguns valores, fazê-lo aprender sobre a dificuldade de se conquistar as coisas, o valor do trabalho etc. A educação financeira deve começar cedo. Quanto antes, melhor, lembrando que, para cada idade, deve-se utilizar uma abordagem diferente. As crianças podem participar do orçamento, à maneira delas. Você pode iniciar em casa alguns conceitos de economia com seus filhos, começando por valorizar as moedas no cofrinho, o dinheiro do lanche, a mesada.Experimente dizer "não" sem sentir culpa. Evite presentes fora de hora e procure envolver a criança nas compras simples da casa, incentivando-a a entender que cada produto tem um preço, ensinando-a a economizar nas compras, fazendo-a perceber as vantagens dessa experiência.Seu filho quer?Caso seu filho lhe peça algo, motive-o a conquistar o objetivo por esforço próprio: ele pode realizar pequenas atividades "remuneradas" em casa, pode economizar na mesada ou no lanche...Mostre a ele que existem caminhos!Envolva a sua família em objetivos comuns. Isso, além de reduzir o consumismo desmedido, dá o tom da união, fundamental no lar, certo? Que tal solicitar a colaboração de todos na hora de economizar para a compra do carro novo, para a realização da tão sonhada viagem... Conscientizando as crianças de que poderão ajudar, fazendo a economia que puderem e da maneira delas, você terá dado os primeiros passos na educação financeira de seus filhos. Boa sorte!
**************************************
O que é Bullying?
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:
Colocar apelidos
Ofender, Zoar , Gozar, Encarnar, Sacanear, Humilhar
Fazer sofrer ,Discriminar Excluir Isolar Ignorar Intimidar Perseguir Assediar Aterrorizar Amedrontar Tiranizar Dominar
Agredir Bater Chutar Empurrar Ferir Roubar Quebrar pertences
*******************************************************************
FRASES PARA SEREM COMENTADAS
“Não podemos fazer grandes coisas na terra. Tudo o que podemos fazer são pequenas coisas com muito amor". (Madre Teresa de Calcutá)
“Olho por olho e o mundo inteiro estará cego”.Mahatma Gandhi
“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.Dalai Lama
"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível." [ São Francisco de Assis ]
"Não há paz sem justiça, não há justiça sem perdão." [ Papa João Paulo II ]
"Não se evita a guerra preparando a guerra. Não se obtém a paz senão aparelhando a paz." [ Rui Barbosa ]
"Um pedaço de pão comido em paz é melhor do que um banquete comido com ansiedade." [ Esopo ]
"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho."[ Ghandi ]
"A paz não pode ser mantida à força. Somente pode ser atingida pelo entendimento." [ Albert Einstein ]
“A paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta”.(Buda)
“Não direi mal de ninguém, mas só o que souber de bom acerca de cada pessoa”.(Benjamin Franklin)
“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” Jesus Cristo (Jo 15, 12).
Exercícios de Paz
A paz vale a pena
Na vida nos deparamos com muitos conflitos. Resolvê-los de forma pacífica, usando o perdão e a justiça é um exercício diário. Procure lembrar-se de uma situação difícil, em sua vida ou de um conhecido, que foi resolvida pelo diálogo, pela negociação, enfim, por métodos pacíficos: como a situação começou? Por que começou, quais fatos a desencadearam? Como poderia ser evitada? Como foi resolvida pacificamente? Quem saiu ganhando? O que se aprendeu dela? Pense nisso sempre que tiver o impulso de resolver conflitos utilizando outros métodos que não o da paz!
Atitudes que podem nos ajudar a encontrar a paz:
· Saber colocar-se no lugar do outro;
· Não responder à violência;
· Promover o diálogo;
· Interessar-se pela comunidade;
· Descobrir e valorizar o que há de positivo nas pessoas;
· Fazer parcerias, juntar forças;
· Cuidar das causas dos problemas;
· Conhecer e usar os recursos legais;
· Não ficar em silêncio diante da injustiça;
· Cultivar a espiritualidade da esperança e da reconciliação
CONFECÇÃO DA ÁRVORE DA VIOLÊNCIA E ÁRVORE DA PAZ
Na árvore da violência, quais são as raízes? O que alimenta? Quais são os frutos?
E na árvore da paz, quais são as raízes?O que pode alimentar? Quais são os frutos?
Roteiro da culminância (Dia 8/04/2009) às 9:00h no refeitório
· ENCENAÇÃO-
· MUSICA: CIDADÃO ou DESABAFO
· JOGRAL FALADO
· ARVORE DA VIOLÊNCIA E ARVORE DA PAZ
· CITAÇÕES COMENTADAS POR PROFESSORES(de todas as áreas)
· ORAÇÃO FINAL DO PAI NOSSO
ABRAÇO DE PAZ DIZENDO:
“Seja Você a mudança que propõe ao mundo.” (gandhi)
· PARTILHA DE PÃO E VINHO
· MÚSICA NOS INTERVALOS DE APRESENTAÇÕES FALADAS
" Depende de Você "A paz que você reclama e tenta encontrar...depende de você.A compreensão que você reivindica a cada passo...depende de você. A bondade que você admira nas pessoas...e sonha possuir...depende de você.O diálogo, base de toda convivência... depende de você.A abertura que é o caminho para a renovação...depende de você.A realização que você julga essencial...depende de você.O amor que você quer encontrar no outro...depende de você.Pondere:Queixar-se ou produzir, atrapalhar ou servir,desprezar ou valorizar, revoltar-se ou colaborar,adoecer ou curar-se, rebaixar-se ou abrir-se, estacionar ou progredir é uma questão de escolha."Depende de você".
MUSICAS:
Entra Na Minha Casa
Regis Danese
Composição: Regis Danese / Gabriela
Como Zaqueu eu quero subirO mais alto que eu puderSó pra te ver, olhar para Ti;E chamar sua atenção para mim.Eu preciso de Ti, SenhorEu preciso de Ti, Oh! PaiSou pequeno demaisMe dá a Tua PazLargo tudo pra te seguir.Entra na minha casa
Entra na minha vidaMexe com minha estruturaSara todas as feridasMe ensina a ter SantidadeQuero amar somente a Ti,Porque o Senhor é o meu bem maior,Faz um Milagre em mim.
TUDO É DO PAI
Eu pensei que podia viver, por mim mesmo
Eu pensei que as coisas do mundo
Não iriam me derrubar
O orgulho tomou conta do meu ser
E o pecado devastou o meu viver
Fui embora, disse: ó pai, da-me o que é meu!
Da-me a parte que me cabe da herança
Fui pro mundo
Gastei tudo
Me restou só o pecado
Hoje sei que nada é meu
Tudo é do pai
(refrão)
Tudo é do pai
Toda honra e toda glória
É dele a vitória
Alcançada em minha vida
Tudo é do pai
Se sou fraco e pecador
Bem mais forte é o meu senhor
Que me cura por amor(bis)
Letra:
A paz do mundo
Começa em mim
Se eu tenho amor,
Com certeza sou feliz
Se eu faço o bem ao meu irmão,
Tenho a grandeza dentro do meu coração
Chegou a hora da gente construir a paz
Ninguém suporta mais o desamor
Paz pela paz - pela criança
Paz pela paz - pela floresta
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.
Paz pela paz - pro mundo novo
Paz pela paz - a esperança
Paz pela paz - pela coragem de mudar.
Paz pela paz - pela justiça
Paz pela paz - a liberdade
Paz pela paz - pela beleza de te amar.
Para pensar:
A paz é uma construção que se faz em conjunto
No meu projeto de Vida, que outros estão excluídos?
Tem lugar para ações de paz?
Oh happy day
Oh happy day (oh happy day)
Oh happy day (oh happy day)
When Jesus washed (When Jesus washed)
When Jesus washed (When Jesus washed)
Jesus washed (When Jesus washed)
Washed my sins away(Oh happy day)
Oh happy day(Oh happy day) Oh happy day
(La, la, la, la, la, la, la, la, la...)
(La, la, la, la, la...)(La, la, la, la, la, la, la...)
(La, la, la, la, la...)
Oh happy day (oh happy day)
Oh happy day (oh happy day)
When Jesus washed (When Jesus washed)
When Jesus washed (When Jesus washed)
When my Jesus washed (When Jesus washed)He washed my sins away
(La, la, la, la, la, la, la...)(La, la, la, la, la...)
He taught me how (oh, He taught me how)
To wash (to wash, to wash)
Fight and pray (to fight and pray)
Fight and pray
And he taught me how to live rejoicing(And live rejoicing)
Yes, He didOh yeah, every, every day (every, every day)(oh yeah) Every day!
Oh happy day (oh happy day)
Oh happy day (oh happy day)
When Jesus washed (When Jesus washed)
When Jesus washed (When Jesus washed)
When Jesus washed [hits high note] (when Jesus washed)
My sins away (oh happy day)I'm talking about that happy day (oh happy day)
He taught me how (oh yeah, how)To wash (to wash)
Fight and pray (sing it, sing it, c'mon and sing it)
Fight and prayAnd to live(And live rejoicing every, every day)Yeah, yeah, c'mon everybodySing it like you mean it, oh...
Oh happy day (oh happy day)
I'm talking about the happy days (oh happy day)
C'mon and talk about the happy days (oh happy day)
Oh, oh, oh happy days (oh happy day)
Ooh talking about happy day (happy day)
Oh yeah, I know I'm talking about happy days (oh happy day)
Oh yeah, sing it, sing it, sing it, yeah, yeah
(oh happy day)Oh, oh, ohOh happy day!
Isso é o amor
Há uma luz que acende em todos nós o desejo de sorrir e de ser feliz
É uma luz sem fim
que provoca essa paz e é capaz de mudar nossa direção
Quando alguém entender o que eu falei e sentir a necessidade de continuar
Sem se proibir do desejo de abraçar um amigo que ele possa encontrar.
Isso é o amor que invade a gente e a nossa vida vai ficando diferente
É preciso cantar viver e agradecer, e o mundo ao redor da gente vai renascer.
Quando essa luz cintilou e eu me encontrei
esqueci todo mal, tudo que sofri
É vida nova é a força que constrói a emoção que todos precisam sentir
Isso é o amor que invade a gente e a nossa vida vai ficando diferente
É preciso cantar, viver e agradecer, e o mundo ao redor da gente vai renascer.
Perdoando a quem nos maltratou.
Espalhando o amor que Cristo nos ensinou.
Vem ,vem, vem, vem, vem me abraçar há tanta coisa pra conversar.
Vem amigo precisamos nos encontrar.
Um espaço para integração das idéias em torno do fenômeno religioso.Seja bem-vindo(a)!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A rocha no Caminho (para refletir)
Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa pedra, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a pedra dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia: Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição...Pense Nisto... Aquele acontecimento que para você é tão horrível neste momento de sua vida, veio até você para ajudá-lo a crescer! Talvez ele seja a pedra para você ir em busca de algo mais, que pode levar você a uma vida melhor e a conseguir suas realizações!
Para você refletir
A FLOR E O ARROZ
Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:
- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz? E o chinês responde:
- Sim, quando o seu vier
cheirar as flores.Moral da História: "Respeitar as opções do outro, em qualquer
aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto, nunca julgue. Apenas tente compreender
2 comentários:
olá professora, como vai tudo?.Não consegui entra, mais vou fala um pouco sobre o seu blog. Gostei muito do tema da campanha da fraternidade(segurança pública) e o lema é (A paz é fruto da justiça). È um tema e um lema muito enteressantes , porque é o que o mundo precisa hoje em dia, todos nós precisamos da segurança publica da justiça e da paz no mundo. Textos cmo este precisam ser melhor divulgados!. Na escola as pessoas precisam ter mais sabedoria do que precisamos hoje para que no futuro de amanhã todos possam saber que no país em que vivemos não a só enjustiça, ensegurança e violê^ncia, mas sim justiça, segurança e paz. E.E.E.F. de aplicação. Alunos:Èlida monaliza e Breno Emanoel 8A
OI Élida e Breno, que bom que gostaram. Fico feliz por isso!!
Sempre que puderem acessem nosso blog. Participem das enquetes! Um abraço!
Prof. Bernadete
Postar um comentário