quarta-feira, 23 de abril de 2014

MINHAS ROTINAS DE AULA

A carga horária de ensino religioso é muito pequena e uma aula por semana em cada turma tem que render. Pensando nisso organizo minhas rotinas de aula com base nos objetivos e conteúdos de cada bimestre. Procuro destinar os momentos de concentração, reflexão e sempre registro uma atividade em cada aula. Mesmo quando a aula pede mais interação verbal.Nas últimas aulas, os alunos estão mais cansados e por isso eu trago uma atividade já digitada pra que colem no caderno.Geralmente escrevo pouco no quadro para poder alcançar o objetivo daquela aula. Por exemplo 7ºano(objetivo: Compreender a diferença entre páscoa judaica e páscoa cristã, reconhecer os símbolos da pascoa e seus significados) -Conversa sobre a Páscoa (qual o sentido da páscoa para judeus e cristãos,o que dizem outras religiões sobre a páscoa) -distribuição de caça-palavras com 10 símbolos existentes na páscoa -Atividade: 1-Encontre 10 palavras que simbolizam a páscoa. em seguida liste-as e escreva qual o significado de cada um deles 2-Qual a diferença entre páscoa judaica e páscoa cristã? 3-Em sua religião celebra-se a Pascoa? como isso acontece? 4-O que é a pascoa para você? Após cada atividade, dou o visto no caderno para verificar quem realmente fez e não ter dificuldade na hora de colocar a nota.Noto que uma atividade lúdica, desperta a atenção do educando e facilita a condução do conteúdo. Um música, uma charge, um caça-palavras,uma fábula,um slide quando possível,pequenos textos significativos, quando bem utilizados, nos facilitam muito a condução da disciplina.Tudo muito simples mas que tem dado certo.

Nenhum comentário:

A rocha no Caminho (para refletir)


Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa pedra, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a pedra dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia: Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição...Pense Nisto... Aquele acontecimento que para você é tão horrível neste momento de sua vida, veio até você para ajudá-lo a crescer! Talvez ele seja a pedra para você ir em busca de algo mais, que pode levar você a uma vida melhor e a conseguir suas realizações!

Diversidade religiosa

Loading...

Para você refletir

A FLOR E O ARROZ

Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:

- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz? E o chinês responde:

- Sim, quando o seu vier
cheirar as flores.

Moral da História: "Respeitar as opções do outro, em qualquer
aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto, nunca julgue. Apenas tente compreender