quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Templos Sagrados

Visita ao templo de Umbanda "Oxum Ajagurá", em Campina Grande

Com as turmas do nono ano trabalhamos com o tema templos sagrados. Após conversarmos sobre a importância dos locais sagrados para as pessoas e para as religiões,solicitei que cada um dos alunos, individual ou em grupo,fizesse uma visita a qualquer templo sagrado que quisesse para depois fazer um relatório dessa visita. Eles deveriam observar o local e dizer onde está situado, quem é o lider religioso, que atividades são desenvolvidas no templo,que símbolos estão presentes e o que as pessoas procuram quando frequentam esses locais. Muitos alunos tinham a curiosidade de saber como seria um templo da religião afro, mas devido a medos e preconceitos não se arriscavam a irem sozinhos e até mesmo com um colega da classe. Por essa razão me propus a agendar uma visita ao terreiro de Umbanda Oxum Ajagurá do tatalorixá (patente muito acima de babalorixá)"Pai Mané"que gentilmente autorizou nossa visita e incumbiu uma filha de Santo Maria, para dar as devidas explicações aos meus alunos. Foi uma visita que tirou muitos medos e preconceitos em relação a essa religião. Valeu a pena! Essa foto à esquerda é de uma mãe de santo Anaíza, uma lenda nesta comunidade. Não exerce a atividade como antigamente pois a idade e a saúde não permitem mais. O tatalorixá não estava no local porque tinha outros compromissos. Os alunos fizeram muitas perguntas e tiraram muitas dúvidas. Foi uma experiência muito interessante e que venho fazendo a três anos.

Um comentário:

Allekcia disse...

Ó eu alii fazendo um V

A rocha no Caminho (para refletir)


Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra no meio de uma estrada. Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho. Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra. Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa pedra, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a pedra dali. Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada. Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra. Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia: Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição...Pense Nisto... Aquele acontecimento que para você é tão horrível neste momento de sua vida, veio até você para ajudá-lo a crescer! Talvez ele seja a pedra para você ir em busca de algo mais, que pode levar você a uma vida melhor e a conseguir suas realizações!

Diversidade religiosa

Loading...

Para você refletir

A FLOR E O ARROZ

Um sujeito estava colocando flores no túmulo de um parente, quando vê um chinês colocando um prato de arroz na lápide ao lado. Ele se vira para o chinês e pergunta:

- Desculpe, mas o senhor acha mesmo que o defunto virá comer o arroz? E o chinês responde:

- Sim, quando o seu vier
cheirar as flores.

Moral da História: "Respeitar as opções do outro, em qualquer
aspecto, é uma das maiores virtudes que um ser humano pode ter. As pessoas são diferentes, agem diferente e pensam diferente. Portanto, nunca julgue. Apenas tente compreender